O IGAM foi criado em 17 de julho de 1997, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). No âmbito federal, a entidade integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNGREH). Na esfera estadual, o IGAM integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SEGRH).
O IGAM tem como objetivo desenvolver e implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos. Através de coordenação, controle, monitoramento, apoio aos Comitês de bacias hidrográficas (CBHs) e as Agências de bacias e entidades equiparadas. O gerenciamento é feito com base nas diretrizes do Plano Estadual de Recursos Hídricos e dos Planos Diretores de Recursos Hídricos.
O Contrato de Gestão 001/2019 e 002/2019, firmado entre o IGAM e a Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), com aprovação, respetivamente, dos CBH dos Rios Preto e Paraibuna e do CBH dos Rios Pomba e Muriaé, tem como foco melhorar e aumentar a qualidade e a quantidade de água por meio da aplicação dos recursos oriundos da cobrança.
Comunicação AGEVAP
comunicacao@agevap.org.br
estag8.digai@agevap.org.br